Audição é assunto importante, saiba como cuidar melhor

Diferente do que muitos pensam, a perda auditiva não é problema exclusivo de pessoas com mais idade. A Sociedade Brasileira de Otologia indica que mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos e de cada mil crianças nascidas, de três a cinco nascem com alguma deficiência auditiva. Por isso é fundamental que ou cuidados com a audição sejam levados a sério.

Ainda mais quando se depara com a quantidade de fatores que podem prejudica a audição. Exposição prolongada a sons altos; poluição sonora; excesso da utilização de fones de ouvido; predisposição genética, são exemplos em um universo de fatores que deve se levar em consideração para manter a saúde auditiva em dia.

Outro fator importante é saber o quanto seu ouvido aguente de exposição aos diversos sons do cotidiano.

De início, é importante ressaltar que a legislação brasileira define que a pessoa não deve ficar exposta a ruídos de 85 decibéis por mais de 8 horas diárias. Para exemplificar, sons comuns no cotidiano como: o barulho da buzina automotiva, o som de uma britadeira, o toque de uma campainha, o despertar de um alarme ou um restaurante lotado, produzem sons que ultrapassam a casa dos 90 decibéis

Todas essas situações são comuns e – no geral, fogem do controle próprio, por isso é uma tarefa quase impossível “escapar” de tudo. Porém, é possível amenizar. Existem algumas medidas para serem tomadas para essas e outras situações, como:

  • Caso não seja possível evitar a exposição prolongada a sons altos, usar protetores aditivos.
  • Maneirar no uso de fones de ouvido, e sempre ouvir na metade do volume permitido pelo aparelho.
  • Caso sinta alguma alteração na audição, procurar um otorrinolaringologista.
  • Cuidado na utilização do cotonete, o mau uso pode ferir a membrana timpânica e levar a perda auditiva irreversível.
  • Cuide bem do corpo, à medida que se leva uma vida saudável, todo funcionalidade do corpo corresponde isso.

Para se inteirar mais sobre a sua saúde auditiva, acompanhe a Sonivoxx, referência no assunto.