Olá! Aqui você vai descobrir um pouquinho mais sobre o universo da audição!

A seguir encontram-se algumas curiosidades sobre a audição:

  1. Sons mais insuportáveis para ouvido humano

Pesquisadores descobriram que o som de uma faca arranhando uma garrafa de vidro é considerado o mais insuportável de todos. Os resultados revelaram que sons desagradáveis provocaram uma reação mais intensa no cérebro. O ruído de água escorrendo, algo aprazível aos ouvidos, é processado no córtex auditivo, mas quando o som causa desconforto ele ativa a amídala cerebral, uma região no centro do cérebro que processa emoções.

1º Lugar – Som de faca arranhando garrafa
2º Lugar – Som de garfo arranhando copo
3º Lugar – Som de giz riscando um quadro-negro
4º Lugar -Som de régua raspando em garrafa
5º Lugar – Som de unha arranhando quadro negro

  1. O zumbido é um problema que atinge de 10 a 15% da população.

Cerca de 1/4 desses indivíduos sofrem com o zumbido, cujo grau é tão grave que precisam procurar ajuda médica.
Há muitos tipos de zumbido. Ele pode apresentar variações no tipo de som, na gravidade e também no quanto ele é perturbador. Ele é comumente descrito como “um apito no cérebro”. Os indivíduos relatam desde episódios intermitentes que não causam muito transtorno, até um barulho constante, que pode influenciar negativamente na rotina de uma pessoa. O zumbido pode se manifesta de muitas maneiras, podendo ser semelhante a apitos ou
chiados, por exemplo. Pode ocorrer algumas vezes por mês ou muitas vezes em um mesmo dia. Pode durar alguns instantes ou muitas horas, ou ainda pode ser constante, sem alívio – mesmo durante o sono. Para alguns, o zumbido apresenta um padrão pulsante ou repetitivo.

Saiba mais fazendo o download do Manual do Zumbido GRÁTIS: https://sonivoxx.com.br/faca-o-download-do-manual-do-zumbi…/

  1. O cerume (a popular “cera”) não é sujeira, mas sim parte de um importante mecanismo de defesa do canal do ouvido contra infecções bacterianas e fúngicas.

O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de perda auditiva ocupacional induzida pelo ruído. O ouvido humano detecta sons de 20 a 20 mil Hertz, ou seja, desde o mínimo barulho de um pernilongo até o som de um avião a jato. Fonte: Saúde Auditiva

 

  1. Fones de ouvido causa perda auditiva

    Cada vez mais os jovens sofrem de perda precoce de audição. Entre as possíveis causas está o hábito de ouvir música em volume cada vez mais alto. As estruturas responsáveis pela audição são muito especializadas e delicadas para a potência das músicas escutadas nos fones de ouvido.
    Eles podem atingir uma intensidade sonora de até 120 decibéis no volume máximo, equivalente a uma turbina de avião na decolagem.

Fontes: Journal of the American Medical Association, Journal of Neuroscience

Para saber sobre aparelhos auditivos clique aqui!

Um abraço,

Equipe Sonivoxx