Mais de 500 milhões de pessoas no mundo tem algum grau de perda auditiva. Assim como o olfato e a visão, a audição tem um papel fundamental na percepção do mundo, auxiliando principalmente no desenvolvimento da fala e da linguagem, além dos aspectos psico-motor, cognitivo e escolar. Este é um sentido extremamente importante, até mesmo para nos alertar de situações potencialmente perigosas.

Por isso, devemos prevenir eventuais danos, ou mesmo efetuar o diagnóstico precoce, para uma intervenção oportuna, por meio do tratamento e/ou reabilitação adequados. A perda da audição pode ocorrer de diferentes formas e afetar pessoas em todas as faixas etárias, trazendo impacto nas atividades diárias e consequente qualidade de vida.

Normalmente a perda é progressiva, resultado do processo natural de envelhecimento, que pode variar de pessoa para pessoa.A forma correta de descobrir um problema auditivo é consultando um profissional Existem basicamente 3 tipos de perda auditiva:

Perda auditiva neurossensorial

Esse é o tipo de perda mais comum. É um indicador de problemas no ouvido interno ou, ainda, no sistema auditivo periférico, podendo também ser conhecida como patologia coclear e retrococlear. Os efeitos são quase sempre os mesmos: dificuldade em separar a fala do ruído, sons de alta freqüência (ex: como pássaros cantando) e a solicitação de repetições sobre o que foi dito quase sempre é necessária. A perda auditiva neurossensorial é permanente e não pode ser corrigida por medicamentos, porém, na maioria das vezes, os aparelhos auditivos ajudam bastante.

Perda auditiva condutiva

A perda auditiva resultante de um problema localizado no ouvido externo ou médio é chamada de perda auditiva condutiva. É causada por algum bloqueio que impede a passagem correta do som até o ouvido interno. Essas perdas auditivas não são necessariamente permanentes, sendo em alguns casos reversíveis por meio de medicamentos e cirurgias.

Perdas auditivas mistas

Ocorre quando há problemas tanto no ouvido externo/médio, quanto no ouvido interno. Esta condição é chamada de perda auditiva mista que podem ser tratadas por cirurgia, assim como por aparelhos auditivos.

Dúvidas ou soluções para o seu problema de perda auditiva, consulte a SONIVOXX. A mais alta tecnologia em aparelhos auditivos, representante exclusivo Resound.