É natural pensar que apenas fatores do cotidiano como trânsito, trabalho, ambientes movimentados, construções causam problemas ligado audição. A ideia não é errada, porém é necessário ressaltar que alguns costumes e alimentação tem influência direta na saúde auditiva.

Alimentos e costumes interferem diretamente na saúde do corpo da pessoa, inclusive na audição. Por mais que tal processo não pareça ligado, alguns fatores justificam.

Por exemplo, a prática de tomar café e bebidas com cafeína em excesso é um complicador, isso porque a bebida interfere na circulação sanguínea, e quando ingerida em grande quantidade pode gerar complicações, inclusive na sensibilidade do ouvido.

O hábito de fumar é outro costume que interfere diretamente na saúde auditiva. Segundo estudo realizado pela Associação Médica Americana, 70% dos fumantes têm mais risco de desenvolver problemas ligados à audição se comparado com uma pessoa que não fuma.

Isso se deve especialmente porque o cigarro tem substâncias ototóxico, elementos que prejudicam a saúde auditiva dependendo da quantidade. A nicotina talvez seja o melhor exemplo, pois seus efeitos são ligados diretamente à diminuição dos níveis de oxigênio no sangue, que acarretam na compressão das veias, interferindo diretamente no ouvido interno.

O hábito de consumir bebidas alcoólicas também prejudica a saúde auditiva, os efeitos da tontura afetam a audição, isso ainda é aliado ao dano que as bebidas causam nas fibras nervosas do sistema auditivo e aos problemas referentes ao sistema auditivo nervoso.

Por sua vez, uma dieta com excesso de açúcares, em especial o refinado, é um problema. A ingestão de açúcar causa o aumento de insulina no corpo, este processo em alta quantidade acarreta na desregulação dos íons do ouvido interno.

Ainda é necessário citar que jejuns prolongados também causam problemas ligados à saúde auditiva, pois dão aumenta a pressão na orelha e passam a sensação de zumbido de tontura.

Hábitos e alimentação – estão sim-, diretamente ligados à saúde auditiva. Portanto, tome os devidos cuidados, cuide de sua saúde e sempre faça uma visita ao otorrinologista.

Veja outras informações importantes sobre audição.

Confira nossos aparelhos auditivos.