A importância dos Fonoaudiólogos

É possível imaginar um mundo onde os sons não existem? Seria um mundo sem graça, solitário e frívolo. Essa prospecção ocorre porque em nosso dia a dia, o som é uma ferramenta de comunicação. É por meio dele que nos relacionamos e interagimos com o mundo.

O fonoaudiólogo faz muito mais do que simplesmente cuidar da fala e da audição, ele também é responsável por nos ajudar a compreender e captar as mensagens e estímulos que surgem em nosso caminho durante a vida. O papel do fonoaudiólogo é aperfeiçoar a integração entre a comunicação disponível e as pessoas que necessitam se comunicar.

Além de trabalhar com a linguagem oral e escrita, com a fala, voz, a audição e todas as funções responsáveis pela deglutição, respiração e a mastigação, o fonoaudiólogo também é responsável por desenvolver atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia.

A rotina de trabalho desse profissional envolve diagnosticar e prevenir problemas de audição através de testes específicos, tratar distúrbios na comunicação oral, aperfeiçoar a entonação e pronúncia dos profissionais que utilizam a voz, e selecionar e indicar aparelhos para corrigir deficiências.

Neste link você pode conhecer os principais exames auditivos. 

Além de estarem presentes em diversos locais de trabalho como clínicas, escolas, hospitais e maternidades, asilos, consultórios, laboratórios, empresas, instituições de ensino superior, veículos de comunicação e associações diversas, os fonoaudiólogos também atuam juntamente com outros profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e otorrinolaringologistas.

Caso tenha alguma dúvida em relação ao assunto ou queira se inteirar mais sobre a saúde dos ouvidos, consulte a SONIVOXX. Referência em relação à alta tecnologia em aparelhos auditivos.