A perda auditiva relacionado ao trabalho é um dos problemas mais comuns ligados a saúde do trabalhador. É um problema tão recorrente e proveniente de aparelho auditivo que até tem nome próprio: PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído).
No geral o PAIR é definido como a perda de audição provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. Geralmente o problema é bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição. É importante ressaltar que a legislação brasileira define que não é saudável ficar exposto a ruídos de 85 decibéis por mais de 8 horas diárias.
Outro fato a ser destacado em relação ao PAIR é de que não existe tratamento eficaz e nem possibilidade de melhora, ainda que aconteça o afastamento do trabalho.
Porém, os ruídos não são os únicos responsáveis pela perda ou problemas auditivos ligados ao trabalho. Outros agentes, podendo ser químicos ou naturais, contribuem aos possíveis danos à audição, seja de forma isolada ou simultâneo à exposição ao ruído.
Alguns exemplos são: exposição à vibração (britadeiras e serras), calor (caldeiras) e substâncias químicas (combustíveis e solventes).
Prevenção
É fundamental que o trabalhador fique alerta a alguns sintomas que indicam a perda auditiva. Entre eles estão:
– Zumbidos constantes
– Dificuldade de compreensão da fala
– Dificuldade de localização da fonte sonora
– Dificuldade de atenção e concentração durante realização de tarefas
– Intolerância a sons intensos
– Alterações do sono
– Dor de cabeça
– Tontura.
– Irritação E ansiedade.
– Isolamento.
Em relação ao PAIR, como todo e qualquer trabalho no qual o empregado sofra algum acidente ou doença decorrente de suas atividades profissionais, o trabalhador tem seus direitos trabalhistas garantidos. Assim sendo, ainda que não exista o porquê do afastamento do trabalho, é indicado que seja emitido ao CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) uma nota, com o objetivo de registrar o problema relacionado ao trabalho junto a previdência social.
O empregador também tem que estar a par do assunto. Sempre buscando fiscalizar e promover condições para que o trabalhador tenha o cenário ideal ideal para manter sua saúde auditiva em dia.