A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.
O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva pode ter afetado o paciente.
A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos.
O exame de audiometria normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e história hereditária de perda auditiva.
Alguns elementos também devem ser levados em consideração como, por exemplo, fatores psicológicos, emocionais e
até odontológicos.
Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: Imitanciometria, BERA e emissões otoacústicas.
Existem casos em que a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio também auxiliam no diagnóstico e
podem ser solicitados.
O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.
Existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal (Leia detalhes abaixo). O primeiro teste visa estimar o grau e o tipo de perda auditiva, já o segundo, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. Nos dois casos um fone de ouvido é usado e para que o exame seja realizado com sucesso é necessária a participação ativa do paciente.
O resultado é medido em decibéis e o teste pode variar em uma escala entre -10 a 120 decibéis, segundo Lloyd e Kaplan, 1978, veja:
Certas técnicas e condições práticas especiais, bem como uma tabela própria de valores, têm de ser estabelecidas para o exame
de crianças.
Há, basicamente, dois tipos de exame de audiometria:
Audiometria Tonal: avalia as respostas do paciente a sons, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do paciente aos estímulos auditivos fornecidos pelo Fonoaudiólogo. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.
Audiometria Vocal: avalia a capacidade de compreensão da fala humana. O paciente demonstrará sua percepção e compreensão da fala humana emitida pelo examinador.
É extremamente importante cuidar da sua audição. Sempre que observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista e posteriormente um fonoaudiólogo!
A realização regular da audiometria é uma medida de precaução, avaliar periodicamente a sua capacidade auditiva pode ajudar a detectar precocemente uma possível alteração.
Telefones
Telefones
Endereço
Largo do Riachuelo, 122
Centro – 12327-240
São Paulo – Brasil
Telefones
Endereço
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 243
Jardim Eulalia – 12010-600
São Paulo – Brasil
Telefones
Endereço
Rua Rafael Corrêa Sampaio, 1082
Santo Antônio – 09541-250
São Paulo – Brasil
Telefones
Telefones
(11) 4979 5274
Endereço
Av. Portugal, 570
Centro – 09040-000
Santo André – Brasil
Centro Médico Chácara Selles
Fonoaudiologa Poliana Matos de Souza Gonzaga
Telefones
Endereço
Rua Professor Silvio José Marcondes Coelho, 536
Campo do Galvão – 12505-506
São Paulo – Brasil
© 2024 Desenvolvido por Wade® Todos direitos reservados.