Conheça os sintomas da surdez, para melhor combatê-la!

O que é a surdez?

A surdez ou perda auditiva, é a dificuldade ou impossibilidade total de captar, conduzir ou perceber estímulos sonoros. Genericamente, é a perda total ou significativa do sentido da audição.

A surdez pode ocorrer em duas formas: de condução ou de percepção. Ambos os tipos podem acontecer em qualquer fase da vida, causar dano parcial ou total da audição

Assim como em todas as áreas da nossa saúde, o melhor tratamento para surdez é a prevenção, que deve começar antes do surgimento dos primeiros sintomas! É difícil detectar os sintomas de surdez no seu grau mais leve, pois as pessoas não costumam perceber que estão escutando menos que o normal.

Os sintomas mais comuns são:

  • Não entender direito o que as pessoas falam;
  • Usar o rádio ou o aparelho televisivo em volumes muito altos;
  • Pedir, frequentemente, para repetir o que as pessoas falam;
  • Perceber que um ouvido escuta mais do que o outro;
  • Ter que realizar esforço para ouvir.

Com a evolução do problema, os sons habituais se tornam cada vez mais difíceis de serem ouvidos, e a pessoa constantemente precisa pedir para repetirem o que foi dito ou falar mais alto.

No caso de surdez grave ou total, o indivíduo não reage a sons nem dá sinais de estar ouvindo algo.

Uma boa notícia é que a grande maioria dos deficientes auditivos podem ouvir muito bem com um aparelho bem adaptado e prescrito por um médico.

Os aparelhos auditivos são opções para o tratamento de diferentes tipos de perda da audição e podem ser utilizadas tanto por bebês de poucos meses de idade, quanto por idosos.

Caso você sinta ou identifique algum desses sintomas em amigos ou familiares, recomendamos que procure um médico! Aqui na Sonivoxx temos profissionais especializados, prontos para esclarecer todas as suas dúvidas!

Descubra outras formas de combate e prevenção baixando gratuitamente nosso novo e-book: Combate à surdez!

Uma boa audição é sinônimo de qualidade de vida!

Sonivoxx