Se seu filho tem apresentado sinais de desatenção, queda no rendimento escolar e está sempre ouvindo aparelhos eletrônicos em volume mais alto do que o habitual na família é hora de procurar um especialista.

Afinal, as questões apresentadas acima são alguns dos sintomas mais corriqueiros da diminuição da capacidade auditiva nas crianças.

De acordo com recomendações da fundação ‘Hearing Health Foundation’ – dedicada a fomentar pesquisas na área da saúde auditiva nas universidades estadunidenses, os pais devem permanecer atentos a possíveis perdas graduais da audição em crianças que passaram ilesas pelo ‘Teste da Orelhinha’, cuja execução é obrigatória em recém-nascidos segundo a legislação brasileira.

A fundação norte-americana afirma que, embora de difícil identificação inicial, a perda de audição naquela que é conhecida como a segunda fase da infância – por volta dos três aos oito anos de idade – costuma emitir alguns sinais que, quando repetidos, devem servir de alerta para que seus tutores procurem a ajuda de um especialista.

 

Os sinais apresentados pela organização são:

– A criança passa a deixar de responder questões quando perguntada

– Assiste aparelhos eletrônicos em um volume mais alto do que o habitual na família

– A famosa pergunta “que?” é corriqueiramente repetida

– O rendimento escolar da criança apresenta queda e os professores reclamam de falta de atenção

– A criança passa a demonstrar desatenção em um aspecto geral

– Ela começa a falar um pouco mais alto do que costumava

– O olhar da criança parece procurar sinais visuais que a permitam compreender o que os ouvidos não escutam

 

Não entre em pânico antes da hora!

Apesar de recomentar atenção com os sintomas mencionados, a Hearing Health Foundation afirma que os pais devem manter a calma quando diante de um ou mais desses sinais – já que suas causas não são necessariamente estritamente ligadas ao aspecto auditivo.

Portanto, não entre em pânico se seu filho apresenta alguns dos sintomas. Procure a ajuda de um fonoaudiólogo que possa realizar os testes necessários para um diagnóstico preciso e – caso seja necessário – conte com os aparelhos da Sonivoxx!