Quase toda criança já ouviu da mãe um “come cenoura, filho. É para enxergar melhor! Por mais que muitas vezes essa frase seja usada apenas para o jovem ter uma alimentação mais saudável, a ideia passa longe de ser um mito. Realmente a cenoura tem nutrientes que ajudam no funcionamento do olho. E não só olhos que são beneficiados por uma alimentação saudável, melhore sua audição com a alimentação correta.

Você sabia que existem alguns alimentos que podem reduzir o risco de desenvolver a perda auditiva ou impedir que ela ou outros problemas auditivos progridam? Sim. O que você come pode te fazer “ouvir melhor” e com que você melhore sua audição.

O potássio é um dos nutrientes mais essenciais contra a perda auditiva, isso porque ele é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos. Portanto, é interessante ter uma dieta com potássio no cardápio, ou seja, comer batata, feijão, leite, espinafre, laranja, banana.

Alimento ricos em vitamina C, exemplo: limão, laranja, kiwi, e vitamina E, exemplo: abacate, brócolis, pimentão, também são importantes quando o assunto é saúde auditiva. A maior contribuição se dá em amenizar os efeitos da perda auditiva o que pode-se entender como melhore sua audição ao consumi-los.

Nem tudo são “flores”

Existem diversos alimentos que ajudam na prevenção da perda auditiva e na estagnação de problemas já existentes. Porém, também há alimentos que fazem o papel de vilão nessa história.

A má alimentação ou uma dieta de excessos pode prejudicar os três principais sintomas otoneurológicos: zumbido, perda auditiva e tontura.

Se você gosta de um cafezinho, é bom saber maneirar. O excesso de cafeína é um dos responsáveis pelo aumento de “zumbidos”. O mesmo vale para o consumo de bebidas alcoólicas. Cuidado também com alimentos ricos em açúcares e carboidratos, o abuso pode ser prejudicial.

De qualquer forma, caso as sensações e desconfortos sejam prolongados o recomendável é procurar os serviços de um especialista da área