Primeiro chegam os sinais. Os sons já não são tão claros quanto antes. A televisão tem que ficar em um volume mais alto e as pessoas tem de repetir algumas vezes o que disseram.

A partir desse momento deve-se buscar um profissional especializado, um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Então chegam os testes auditivos e outros exames médicos destinados a localizar a causa e o degrau exato da deficiência auditiva.

A etapa seguinte é a indicação do tratamento que – a depender da gravidade – acaba sendo o uso de um aparelho auditivo.

Certo é que depois de todas essas etapas estressantes, o início da utilização do aparelho acaba sendo a mais surpreendente e revigorante.

As surpresas positivas são várias. A começar pela questão estética, ao passo que os aparelhos atuais possuem designs para la de modernos – tornando-os praticamente imperceptíveis, afastando o receio do preconceito que quem sofre de perda de audição normalmente carrega.

Outra surpresa se dá no âmbito da qualidade sonora dos aparelhos e de sua adaptabilidade às mais diversas atividades da rotina da pessoa. Eles se ajustam com aparelhos eletrônicos, captam os diversos sons de um ambiente movimentado e não possuem os tão temidos chiados e pequenas microfonias.

Toda essa qualidade dos aparelhos devolve a sensação de prazer ao cotidiano do deficiente auditivo. As dificuldades de comunicação deixam de existir e atividades de entretenimento tal qual assistir televisão e escutar música voltam a ser divertidas.

A evolução tecnológica permitiu que a vida pós perda auditiva se tornasse quase inalterada à vivida antes do problema detectado. O ponto fundamental, o qual não cansamos de enfatizar, é buscar tratamento o mais rápido possível e deixar o preconceito de lado.

Não há nada como aproveitar a vida fazendo uso do bom funcionamento de todos os nossos sentidos – dos quais a audição é um dos mais importantes, pois nos permite que sejamos aquilo que nos define como seres humanos: um ser social cuja comunicação com nossos pares não é opcional, mas imperativo para o bem-estar.

É para isso que existem profissionais da medicina especializados nessa área. E é para isso que empresas sérias como a Sonivoxx trabalham diariamente para oferecer a melhor tecnologia em aparelhos auditivos.

Não se prive! Conte conosco!