Zumbido é uma percepção sonora involuntária com origem dentro da cabeça. Em cerca de 80 a 85% dos casos, é acompanhado por perda auditiva. Entretanto, também pode ser causado por exposição a sons altos, acidentes, infecções de ouvido, envelhecimento ou estresse.
O que é esse zum zum zum?
O dano nas células ciliadas, que também causa a perda de audição, é considerado uma das causas mais comuns do problema. Mas o zumbido no ouvido também está associado à degeneração dos ossos do ouvido médio, danos nas orelhas, pescoço ou cabeça, doenças neurológicas, exposição constante a ruídos e efeitos colaterais da medicação. A causa do zumbido não é relevante para a escolha de tratamento, com exceção para um pequeno número de casos de zumbido que são medicamente tratáveis.
Você precisa de ajuda?
Para entender qual é o seu grau de perda auditiva é preciso entrar em contato com um especialista. Por meio de um exame de audiometria, o profissional será capaz de diagnosticar qualquer anormalidade, além de medir a intensidade e verificar os possíveis danos a sua audição. Os tratamentos variam de acordo com o seu problema de audição, podendo ser corrigidos com cirurgia e medicamentos mas, em sua maioria, pelo uso de aparelhos auditivos.